
Nossa História
Da raiz ao grão: um legado de café especial com alma mineira
A história da Guanabara Café começa há mais de 60 anos, no coração do Sul de Minas Gerais, na Fazenda Santa Luzia, localizada em Carmo do Rio Claro . Foi ali que o Sr. Ênio de Oliveira, avô da Luiza, iniciou a plantação de café, plantando não só sementes na terra, mas também o início de um legado familiar.
Décadas depois, em 2017, esse legado ganhou novos rumos. Luiza, junto de seu esposo e mestre de torra Daniel de Paula, decidiu transformar a paixão da família por café em uma marca própria: nascia, assim, a Guanabara Café — um projeto construído com base em tradição, inovação e muito amor pelo café especial.
Desde o início, o propósito foi claro: cuidar de cada etapa do processo com as próprias mãos, na própria fazenda. Da semente à xícara. Todo o ciclo do café é realizado na Fazenda Santa Luzia — desde a formação das mudas, plantio, colheita e pós-colheita, até a torra e embalagem dos grãos, que acontece na torrefação da fazenda, sob os cuidados do Daniel.
uma fazenda certificada
Sustentabilidade e Qualidade em Cada Detalhe
Para alcançar a qualidade que temos hoje, nossa fazenda adotou práticas agrícolas modernas e sustentáveis. Esse cuidado nos garantiu três certificações importantes: Rainforest Alliance, Certifica Minas e 4C.
Elas comprovam que nosso café é produzido com ética, respeito ao meio ambiente, aos trabalhadores e total rastreabilidade. Mais do que selos, são o reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade.
Movidos Pelo Sabor e Pela Paixão
Raízes que Inspiram
Conheça a origem do nosso café: uma história de amor que atravessa gerações, cultivada com dedicação no campo e transformada com precisão na torrefação. É aqui que tradição e paixão se encontram em cada grão.